Coluna ADI-PR
Ao trabalho
Divulgação/Alep
Deputados Estaduais (Foto: Divulgação/Alep)

Nesta segunda-feira, 20, a Assembleia Legislativa voltou oficialmente os trabalhos internos do legislativo. As sessões legislativas retomam no dia 3 de fevereiro. Ontem, os deputados Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB), Hussein Bakri (PSD) e Galo (Podemos) saudaram o aniversário do deputado Romanelli (PSB), 1º secretário da Casa de Leis. Romanelli, Traiano, Curi e Galo estão em expediente no legislativo desde 6 de janeiro.

Ilegal

A Polícia Ambiental do Paraná multou em mais de R$ 600 mil responsáveis por desmatamento em área de preservação em Guarapuava. Conforme a polícia, a área atingida chega a 57 hectares de área de preservação permanente e de 0,75 hectares em nascente ou córrego. A área do desmatamento foi embargada e a situação foi repassada à Polícia Civil.

Sisu

As 10 universidades paranaenses - sete estaduais e três federais - oferecem 10 mil vagas via Sisu. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. No momento da inscrição é preciso ainda informar o número de inscrição do Enem e escolher até duas opções de curso, de acordo com a ordem de preferência.

Biometamo 

A paranaense Compostec firmou convênio com a empresa Alemã Mele Biogás para a instalação de duas usinas para a produção de biometamo em Toledo. A prefeitura também apoia os projetos que vão transformar dejetos em energia limpa.

Termoelétrica  

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou a instalação de uma usina termoelétrica em Ponta Grossa. Além de apresentar uma possível solução para o tratamento do lixo na cidade, o novo empreendimento também produzirá biogás.

Fuga das facções

Dezenas de presos paraguaios e brasileiros, integrantes de facções criminosas fugiram de uma prisão na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Diante da gravidade o Governo do Paraná colocou as forças de segurança estaduais à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública para reforçar os trabalhos de localização e captura dos fugitivos.

Jovens promissores

Curitibanos entram para a lista da 'Under 30' lista feita pela revista Forbes. Na última edição consta os 90 jovens mais promissores do Brasil com menos de 30 anos. Esse é o mais recente trajeto de Laís Leão e de Hendel Favarin, que acreditaram e concretizaram projetos considerados inovadores. Laís Leão foi destaque na área de terceiro setor e empreendedorismo social e Hendel Favarin na categoria educação e ciência.

Expectativa

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, faz uma análise sobre o ano de 2019, o primeiro do mandato de Ratinho Junior (PSD) no Palácio Iguaçu. "Foi trabalhoso",  disse Bakri que e prevê um 2020 melhor. “Preparamos o terreno no ano passado e agora vamos dar um salto”.

Erasto Gaertner 

Está programada para 27 de janeiro, a entrega de uma uma unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá. O prédio recebeu obras de reforma e adequação para poder atender os pacientes que fazem tratamento contra o câncer. De acordo com informações do Hospital Erasto Gaertner, o espaço terá capacidade de realizar até 20 quimioterapias e 60 consultas por dia.

Aliança pelo Brasil

O movimento de apoio ao novo partido do presidente Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, tem trabalhado forte para colher as 492 mil assinaturas necessárias para o registro do partido no TSE. Um novo recorde de assinaturas foi anunciado no final de semana em Marechal Cândido Rondon, Curitiba e Campo Mourão. Nas três cidades, foram mais de 1,5 mil assinaturas. Hoje, às 20h, o movimento faz um jantar por adesão em Curitiba.

Só Aliança

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se empenham ao máximo na empreitada para garantir que o partido dispute as eleições municipais de outubro. Bolsonaro afirmou que não vai se “meter” nas eleições municipais caso não haja candidatos do Aliança Pelo Brasil. “Se meu partido não tiver candidato, não vou me meter em política municipal no corrente ano e ponto final”, disse Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada.

Mulheres na política

O deputado Romanelli, vice-presidente do PSB do Paraná defendeu a maior participação das mulheres na política e nas eleições municipais de outubro, "Vamos garantir, o que já de lei, é até ampliar a participação das mulheres no PSB. Isso faz parte do projeto de reestruturação do partido", disse Romanelli a respeito dos 30% vagas para as mulheres nas chapas proporcionais.    

Desenvolvimento

O deputado Michele Caputo (PSDB) vai marcar uma reunião com a comissão de Assuntos Metropolitanos para discutir o futuro das regiões metropolitanas do Paraná e também a ampliação e a integração entre os municípios. "Nós precisamos ouvir a população destas regiões metropolitanas porque iremos analisar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e são discussões nessas localidades que nos auxiliará”, disse.

Melado de Capanema 

Melado de Capanema conquista selo de qualidade geográfica. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu, em dezembro, a indicação geográfica para o produto. Agora, com o melado de Capanema, o Paraná passa a contar com oito produtos reconhecidos nacionalmente.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br